quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Regional de Saúde confirma primeira morte por dengue em Paranavaí


O mosquito da Dengue (Foto: Divulgação)Homem de 83 anos contraiu a doença da cidade e morreu no interior de SP.
Cidade vive epidemia da doença; Paraná tem 3,4 mil casos confirmados.


O mosquito da Dengue (Foto: Divulgação)A primeira morte por dengue do tipo hemorrágica, na cidade de Paranavaí, no noroeste do Paraná, foi confirmada nesta quinta-feira (14), pela 14ª Regional de Saúde. Segundo o órgão,  a vítima é um homem de 83 anos, que morreu na quarta-feira (13).
O homem ficou internado desde o dia 5 de fevereiro, quando começou a sentir os sintomas da doença. No dia 7, ele saiu foi transferido do Hospital da Unimed para a Santa Casa de Paranavaí, onde permaneceu até o dia seguinte, quando a família pediu a transferência dele para um terceiro hospital, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
A morte foi confirmada com base no atestado de óbito do homem. No documento consta que a causa da morte foi por síndrome do choque da dengue e dengue hemorrágica. Além do quadro de dengue, de acordo com a 14ª Regional de Saúde, o homem também sofria de problemas cardíacos.
Além desse caso, a 14ª Regional de Saúde investiga outra morte possivelmente causada pela dengue. Um dos casos é de uma mulher de 73 anos. Ela chegou a ser internada com os sintomas da doença e passou por tratamento.
Após os exames considerarem que ela tinha se curado da doença, outras complicações apareceram e ela acabou morrendo. A Regional de Saúde busca saber se ela estava de fato curada da doença ou se outro fator externo foi responsável pela morte.
Segunda morte
A morte desse homem foi a segunda por dengue registrada no Paraná, em 2013. A outra foi de um homem de 75 anos, morador de Campo Mourão, no norte do estado. Ele era morador da cidade vizinha, Peabiru. Assim como a vítima de Paranavaí, ele também sofria de problemas cardíacos.
Epidemia
Paranavaí é uma das seis cidades do estado que estão com epidemia de dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as regiões noroeste e norte representam 72% dos 3.439 casos confirmados da doença.

Apesar disso, a secretaria afirma que apenas essas regiões estão críticas e que no restante do Paraná a situação é considerada tranquila. O índice para a dengue ser considerada como epidemia é de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Conforme os números, o estado registra 30,03 casos para cada grupo.

Fonte:http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário