quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Triste Partida

Triste Partida
Na cidade de Santa Luzia-Ba., com o novo governo TACA PARA TODOS, o comercio não para de caí, no dia 26 de janeiro de 2013, 03 (três) ônibus da São Geraldo levou muitos filhos da terra, com destino a São Paulo e Rio de Janeiro.                                                                                                              
   É triste ver filhos de Santa Luzia, ter que ir embora por falta de emprego na cidade e ver o atual Prefeito
    demitindo o pouco que resta.


















                 

Av. 02 de Julho é o centro de Santa Luzia, antes muito movimentada, hoje, os comerciantes, não
sabem mais o que fazer para atrair os clientes. O comerciante que não quer ser identificado diz:
o dinheiro parou de circular.







quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Charges

Publicada na segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 Veja página de Opinião

Publicada na quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 Veja página de Opinião



Fonte:http://fotografia.folha.uol.com.br

Marina reúne apoiadores e descarta fazer concessões por novo partido


Marina reúne apoiadores e descarta fazer concessões por novo partido


De olho na disputa presidencial de 2014, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva reuniu-se na noite desta terça-feira com apoiadores em São Paulo para discutir a criação de um novo partido político.
O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, segundo estimativa dos organizadores, em um auditório na zona oeste da cidade. Ao chegar ao local, a ex-ministra, que foi candidata ao Planalto em 2010 pelo PV e recebeu quase 20 milhões de votos, foi recebida aos gritos de "Marina presidente".
O evento foi organizado pelo Movimento por uma Nova Política, que surgiu em 2011, quando Marina deixou o PV após desentendimentos.
A ex-ministra falou ao público ao lado de apoiadores como o empresário Guilherme Leal, que foi vice em sua chapa em 2010, o vereador Ricardo Young (PPS), João Paulo Capobianco e o deputado Walter Feldman (PSDB).
O nome e o programa do partido ainda não foram definidos e serão discutidos em reunião marcada para o dia 16 de fevereiro, em Brasília. Para que a nova sigla participe da disputa em 2014, será preciso reunir 500 mil assinaturas até outubro.
Zé Carlos Barretta/Folhapress
Marina Silva fala durante encontro para discutir formação de novo partido político
Marina Silva fala durante encontro em São Paulo para discutir formação de novo partido político
Durante o encontro, Marina descartou fazer concessões para receber em sua nova sigla lideranças partidárias que não se alinhem com o ideário do movimento que a apoia. "Não se está fazendo adaptação de discurso para integrar pessoas de qualquer forma", afirmou.
Questionada especificamente sobre o tucano José Serra, que avalia deixar o PSDB, Marina disse que dificilmente ele se enquadraria no perfil do novo partido.
"Essas lideranças têm tido muita dificuldade de entender a questão do desenvolvimento sustentável, e não é pelo que se diz, é pelo que se faz. A postura dessas lideranças em relação ao Código Florestal e outros retrocessos que estão acontecendo hoje. Dificilmente acho que teriam identidade programática", disse Marina.
Feldman, que disse ter avisado o PSDB sobre seu apoio à nova sigla de Marina, afirmou que o processo de criação do partido será diferente da de outras siglas, pois a busca será por apoiadores dos ideias. "500 mil assinaturas são fundamentais, mas se forem 500 mil numéricos [sem apoio ideológico], não vale à pena", disse.
O vereador Ricardo Young, que em 2010 estava no PV ao lado de Marina, disse não estar preocupado com o calendário eleitoral, mas pediu aos apoiadores que "arregacem as mangas para levantar a legenda".

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Justiça condena Valério a quatro anos de prisão por sonegação


Justiça condena Valério a quatro anos de prisão por sonegação



O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, foi condenado a mais quatro anos de prisão na Justiça Federal de Minas Gerais. Segundo o Ministério Público Federal, Valério recebeu ainda pena de 120 dias-multa por sonegação fiscal.
A denúncia da Procuradoria afirma que o empresário, com a mulher Renilda Santiago, omitiu informações à Receita Federal e prestou falsas declarações de Imposto de Renda em 2001 e 2002.
De acordo com o Ministério Público, os problemas continuaram mesmo com a correção apresentada em 2005, após o escândalo do mensalão. A Procuradoria diz que as retificações apontaram "vultosa sonegação".
"Os réus efetivamente reduziram e suprimiram o pagamento de tributo --Imposto de Renda-- mediante a omissão de informações e prestação de declarações falsas ao ensejo da apresentação das declarações conjuntas do Imposto de Renda Pessoa Física", afirma a juíza Camila Franco e Silva, da 4ª Vara Federal de Belo Horizonte.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Gastos de primeira-dama da Paraíba serão apurados


Gastos de primeira-dama da Paraíba serão apurados


Após serem consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da Paraíba, despesas realizadas pela residência oficial do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), entraram também no alvo do Ministério Público local.
Reportagem da Folha no domingo passado mostrou que a Casa Civil da Paraíba --órgão responsável pela administração da residência-- comprou artigos de cama, banho, bebê e decoração no valor de R$ 18.575, sem licitação, segundo o TCE.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Australiano cria vinho tinto capaz de tratar artrite e fadiga crônica


Australiano cria vinho tinto capaz de tratar artrite e fadiga crônica


Bebida enriquecida com antioxidantes tem a mesma qualidade e sabor e pode agir como anti-inflamatório

Fórmula do vinho tinto alterado pode combater doenças como artrite
Um bioquímico australiano afirma ter descoberto uma fórmula de vinho tinto com alta concentração de antioxidantes que fornece mais benefícios para a saúde e pode combater doenças.
A modificação não alterou a qualidade nem o sabor do produto. A bebida pode atuar como anti-inflamatório e no combate a condições como artrite e fadiga crônica.
Enquanto estudos anteriores têm sugerido uma pequena ingestão diária de vinho pode ajudar os homens a viver mais tempo e pode proteger contra doenças do coração, eles sempre foram contrariados devido aos perigos do consumo de álcool.
"Buscamos esse antioxidante presente em pequenas quantidades no vinho, e o elevamos a um nível onde ele poderia ter efeito sobre a saúde", afirma o pesquisador Greg Jardine.
Segundo Jardine, introduzir antioxidantes no vinho fez com que ele não fosse passível de consumo, por causa do alto índice de taninos, substâncias encontradas em plantas. Modificando esses componentes para que eles se tornassem solúveis em gorduras e mais bem assimilados pelo corpo, o cientista afirma que conseguiu deixar o líquido potável.
Seu vinho foi criado usando processos normais de vinificação, no entanto foram tomadas medidas para melhorar alguns processos que normalmente ocorrem em um nível muito menos intenso.
O pesquisador espera que a tecnologia também possa ser usada em outros alimentos e bebidas. De acordo com ele, provavelmente também poderia tornar a cerveja ou doces benéficos para a saúde.
A farmacologista Lindsay Brown, que testou compostos na Universidade de Southern Queensland, afirma que o produto parece ser eficaz na melhoria da saúde de ratos aleijados com artrite. "Ele impede completamente a inflamação, o inchaço e a rigidez das patas", afirma.
Fonte:http://www.isaude.net

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dona de casa de Salvador acha petróleo no quintal


Dona de casa de Salvador acha petróleo no quintal

Bairro de Lobato, onde ocorreu o achado, foi o primeiro ponto a ter petróleo explorado pelo País, no fim da década de 1930 

SALVADOR - Foi durante os trabalhos de terraplanagem para ampliar a casa onde moram no bairro de Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), que a dona de casa Tereza Barbosa e a sua filha, a estudante de Economia Daniela Fiúza, foram surpreendidas com um poço de petróleo no fundo do quintal.
O trator escavava o terreno em aclive do quintal da casa, que avança até a rua paralela, a Monteiro Lobato, quando foi parado por uma tubulação grossa que emergia do solo, conta Daniela. "Em princípio, pensamos que era um poste antigo, que deveríamos arrancar", diz.
"Nossa sorte é que, logo depois, começou a escorrer aquele líquido escuro. A gente achou que era petróleo, mas não tinha certeza. Por isso, paramos a obra e chamamos a Petrobrás e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)."
"Os técnicos da empresa e da agência visitaram a casa segunda-feira e atestaram que o líquido negro e viscoso que escorre do lado da tubulação é petróleo", afirma a estudante. "Eles disseram que, se retirássemos a tubulação, poderia haver vazamento, até inundação da área", ressalta. "Eles levaram um pouco para exames, afastaram riscos de explosões e contaram que voltariam para realizar mais testes, para ver se há viabilidade econômica para o poço. Mas avisaram que é pouco provável."
Mesmo que não haja retorno financeiro com a novidade - e que a ampliação do imóvel esteja adiada -, Daniela se diz feliz com a descoberta. "Quantos podem dizer que têm petróleo no quintal", indaga. "Além disso, é uma forma de chamar a atenção do poder público para a realidade do bairro, para nossos problemas."
A presidente da Cooperativa Múltipla do Bairro Ouro Negro, Adélia Lima, já aproveitou a descoberta para promover duas manifestações para pedir melhorias. "Há problemas de todos os tipos por aqui", afirma.
"Não há pavimentação nas ruas, a rede de esgoto é precária, a iluminação pública é insuficiente. Isso sem falar da criminalidade, que está tomando conta."
Volta. Foi por saudade dos amigos e familiares que a Tereza e a filha Daniela, convenceram os maridos a voltar ao bairro em que tinham morado por muitos anos, o Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), em 2010. A busca por um novo lar não durou muito: com a ajuda de moradores, a família rapidamente encontrou um imóvel nos moldes procurados, por um valor acessível, na Rua Getúlio Vargas.
"Era um prédio de dois pavimentos, não concluído, em uma rua de terra batida, mas com um bom terreno em volta, que poderíamos usar para ampliar a construção", lembra Daniela. "Fomos fazendo as obras aos poucos, até que decidimos, no fim de 2012, começar a trabalhar na ampliação do imóvel", diz.
A estudante conta que a ideia de construir mais uma casa no terreno tinha como objetivo dar mais comodidade e privacidade para a avó, que mora com seus pais no térreo do imóvel. No andar superior, dormem Daniela, o marido e o filho de 6 anos. "No dia 15, quando chamamos o trator para começar a terraplanagem dos fundos da casa, veio a surpresa."
Primeiro. O Lobato, onde ocorreu o achado, foi o primeiro ponto a ter petróleo explorado pelo País, no fim da década de 1930. As operações no campo do Lobato começaram oficialmente em 21 de janeiro de 1939 e duraram até a década de 1970, quando a Petrobrás considerou esgotados os reservatórios existentes e deixou a área.
Apenas então o bairro passou a receber moradores, na maioria dos casos em moradias irregulares, oriundas de invasões.
Segundo a ANP, não há mais expectativa de que se encontre petróleo para exploração comercial na área. Em nota, a ANP informa que o campo "não apresenta volume de óleo significativo, pois os reservatórios estão depletados (esgotados)". De acordo com a ANP, "os poços desse campo estão encobertos por aterros de grande extensão, sobre o qual desenvolveu-se uma zona urbana, portanto, os poços não seriam reutilizados". Apesar disso, a ANP diz que, o vazamento será investigado.
Fonte:http://economia.estadao.com.br

Sem data para volta de Chávez, venezuelanos lembram 55 anos de democracia


Sem data para volta de Chávez, venezuelanos lembram 55 anos de democracia

A Venezuela faz os últimos preparativos para comemorar amanhã 55 anos da instauração da democracia no país, sem que seus cidadãos saibam a data do retorno ao país do presidente, Hugo Chávez, que há mais de um mês se recupera em Cuba de uma operação para combater um cãncer na região pélvica.
O movimento chavista e a oposição convocaram mobilizações para esta quarta-feira, dia 23 de janeiro, data que marcou em 1958 o fim da última ditadura no país, e que amanhã será lembrada sem a presença de Chávez, que devido a seu estado de saúde não pôde tomar posse no último dia 10 para seu novo mandato.
"Ainda não está prevista uma data de seu retorno", afirmou o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, após um conselho de ministros realizado hoje e no qual, segundo disse, foi divulgado pelo ministro de Ciência e Tecnologia e genro de Chávez, Jorge Arreaza, um relatório "muito encorajador" sobre a evolução da saúde do presidente, de 58 anos.
O governante viajou em 10 de dezembro a Havana para se submeter a sua quarta operação nos últimos 18 meses devido à reincidência de um câncer cujo tipo ou localização exata não foram confirmados oficialmente.
Villegas declarou que Chávez "está atento ao desenvolvimento dos eventos na Venezuela", e que lidou com "integridade e força espiritual e física" uma "batalha dura" e "complexa" desde a intervenção cirúrgica realizada em 11 de dezembro.
O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que está interinamente no poder, disse ao se referir ao governante que "não há pressa" para que ele volte ao país, mas destacou "grandes avanços" em seu processo de recuperação.
"O senhor, comandante Chávez, mantenha-se disciplinado e tranquilo, aqui não há pressa, está tudo tranquilo, aqui o que há é a importância de que o senhor se recupere com qualidade", afirmou Maduro durante uma visita a uma fábrica de computadores e transmitida pela televisão.
Maduro, no entanto, não explicou quais foram esses avanços quanto ao estado de saúde do presidente.
Já o ministro de Comunicação lembrou que Chávez se reuniu na segunda-feira em Havana com seu novo chanceler, Elías Jaua, e trocaram "impressões sobre o desenvolvimento dos eventos no país".
"Ele estava com muito bom ânimo, brincou com o chanceler Elías Jaua e está muito a par da situação na Venezuela", acrescentou Ernesto Villegas.
O ministro convocou o movimento chavista a se mobilizar amanhã para comemorar o 55º aniversário da queda da ditadura de Marcos Pérez Jiménez e "ratificar o apoio" a Chávez e à revolução que lidera desde 1999.
"Todos a marchar maciçamente neste 23 de janeiro, lá estarão os ministros e ministras do comandante Chávez, acompanhandod do povo venezuelano", declarou.
Villegas disse que a ditadura de Pérez Jiménez, que acabou em 23 de janeiro de 1958, foi a penúltima do país e disse que a "última" foi a liderada pelo empresário Pedro Carmona, em 11 de abril de 2002, quando liderou o governo formado durante um golpe de Estado que tirou Chávez do poder por cerca de 48 horas.
A oposição, por sua vez, anunciou que se concentrará amanhã em um parque do leste de Caracas em um ato de "maior conteúdo político" do que a manifestação que estava prevista inicialmente contra o aval do Tribunal Supremo (TSJ) pelo atraso da posse presidencial e a continuidade do governo.
O dirigente opositor Carlos Vecchio, do partido Vontade Popular, afirmou à Agencia Efe que a aliança Mesa da Unidade Democrática (MUD) participará deste ato, que contará com um discurso de seu secretário-geral, Ramón Guillermo Aveledo.
Também está previsto que compareçam ao ato os três governadores opositores, o ex-candidato presidencial e governador de Miranda, Henrique Capriles; Henri Falcon, do estado de Lara; e Liborio Guarulla, do Amazonas.
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) opinou no dia 9 deste mês que Chávez podia tomar posse depois do dia 10 de janeiro e que seu primeiro governo estava liberado para continuar além dessa data. A presidente do TSJ, Luisa Estella Morales, declarou ontem que a corte está à espera de que o presidente relate que está "em condições" para comparecer.

Balanço do ProUni registra

Balanço do ProUni registra
mais de 1 milhão de inscritos


Brasília – O balanço final do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.032.873 inscritos. Os números divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que o total de inscrições foi 2.011.538, considerando que cada candidato teve oportunidade fazer até duas opções de curso.
O Estado com maior número de candidatos inscritos na primeira edição do programa neste ano foi São Paulo, com 187.489; seguido por Minas Gerais, com 141.839, e Rio de Janeiro, com 75.935.
A primeira convocação de candidatos pré-selecionados será feita amanhã e o prazo para matrícula na instituição de ensino vai até o dia 31.Em 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo oferecidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (cobertura de 50% da mensalidade).
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

PR cobra R$ 230 milhões de
dívidas sobre royalties do xisto
Curitiba - O Governo do Paraná cobra da Petrobras uma dívida de R$ 230 milhões referentes à exploração de petróleo e gás a partir do xisto betuminoso em sua unidade de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado.
O valor foi apresentado ontem em reunião entre representantes do governo estadual, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Ministério de Minas e Energia, no Rio de Janeiro. No encontro, ficou definido que a partir do mês de janeiro a Petrobras passa a pagar R$ 1,6 milhão em royalties ao Governo do Paraná e ao município de São Mateus.
“É um marco delimitador. Nunca antes o petróleo e o gás, oriundos do xisto, haviam gerado este tipo de compensação. O Paraná estabeleceu um novo marco legal e, a partir de agora, qualquer empresa que venha explorar deve estar em dia com a ANP, com o Estado e com o município”, afirmou o governador Beto Richa.
Sobre a dívida acumulada, a ANP deu parecer favorável ao pedido do Paraná e vai avaliar os valores sugeridos. O valor apresentado pelo Governo do Estado tem como base a lei de participação dos royalties. Em vigor desde 1991, a norma federal regulamentou as participações de Estados e municípios na produção de petróleo e gás, eletricidade e minerais.

Sindifisco aponta defasagem
superior a 66% na tabela do IR
Brasília – O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) denuncia que a defasagem na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) atinge 66,4%. O dado faz parte de um estudo elaborado pelo sindicato com dados da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para fazer o cálculo, o Sindifisco informa que levou em consideração Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para estabelecer as metas de inflação. Para chegar ao resultado, o sindicato confrontou o IPCA acumulado de 1996 a 2012 (189,54%) com a correção na tabela no mesmo período (73,95%) e aplicou uma série de cálculos para obter a perda ao longo desses anos.
Neste ano o reajuste da tabela do IRPF será de 4,5%, como tem sido desde 2011. O percentual de 4,5% deverá vigorar até o ano que vem. Com essa correção, a faixa de isenção para o recolhimento de imposto passa de R$ 1.637,11, em 2012, para R$ 1.710,78 neste ano.
Pelos cálculos do Sindifisco Nacional, a faixa de isenção poderia ser bem maior, chegando a R$ 2.784, 81, se a tabela não estivesse sendo corrigida, desde 1996, abaixo da inflação oficial.
A Receita não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte:http://www.ilustrado.com.br

sábado, 19 de janeiro de 2013

Pesquisa comprova segurança da vacina contra a gripe para mulheres grávidas

Pesquisa comprova segurança da vacina contra a gripe para mulheres grávidas

Imunização não aumenta risco de aborto, já infecção na gestação pode causar perda fetal e natimortos, revela estudo




Estudo sugere que a infecção por influenza pode aumentar o risco de perda fetal



Estudo realizado por pesquisadores dos EUA e da Noruega mostrou que mulheres que receberam a vacina contra o vírus da gripe na gravidez não apresentaram maior risco de aborto.
A pesquisa mostra ainda que mulheres que tiveram a gripe durante a gestação foram mais propensas a abortos espontâneos e natimortos. O estudo sugere que a infecção por influenza pode aumentar o risco de perda fetal.
A análise foi realizada após a pandemia de gripe H1N1, que ocorreu entre a primavera de 2009 e outono de 2010.
Autoridades norueguesas de saúde pública haviam pedido as mulheres grávidas para receberem a vacina. No entanto, relatos da mídia sobre abortos após a vacinação contra a gripe levaram algumas mulheres grávidas a se absterem da vacina.
Siri Haberg e seus colegas do Norwegian Institute of Public Health (NIPH) iniciaram o estudo para ajudar a resolver a questão da segurança da vacina, tirando proveito dos registros médicos.
Os pesquisadores combinaram dados de visitas obstétricas, registros de nascimento e registros de vacinação para investigar se a vacinação contra a gripe representava um risco para a gravidez.
O estudo descobriu que a infecção por influenza aumentou o risco de perda fetal em até duas vezes. Já a vacinação contra a gripe não aumentou o risco de aborto. Em vez disso, os resultados sugerem que a vacinação reduz o risco de perda fetal.
"O mais importante é que as vacinas protegem as mulheres grávidas contra o vírus influenza, que pode ser prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê. Se as mulheres grávidas estão preocupadas com o seu feto, então, devem obter uma vacina contra a gripe é uma boa coisa a se fazer", afirmam os autores.
Fontehttp://www.isaude.net

Governo Taca Para Todos

Governo Taca Para Todos
Data18/01/2013.
Santa Luzia no interior da Bahia, tem uma grande mudança com o novo governo. A população nunca viu tantos policiais na cidade, os Moto Táxi, que tive sua moto apreendida, não sabe como vai sustentar sua
família.


Gilmar o (Galego) tem 22 anos casado, pai de 4 filhos, sustenta sua família com a profissão de Moto Táxi, disse: que nunca viu coisa igual, "acho que desse jeito não vai dá para viver mais em Santa Luzia.



























                                                                                                                                                                                 



Este homem de camisa xadrez é da auto escola. Que mera coincidência.


















A população ficou divida, uns acham que pegou muito pesado, já outros acham muito bom pois tem motoqueiro passam na Av. acima da velocidade e usando Kadron.

                                                                        





quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Condenado no mensalão, ex-líder do PMDB fica inelegível até 2020


Condenado no mensalão, ex-líder do PMDB fica inelegível até 2020

Ex-prefeito do município de Jandaia do Sul, no Paraná, José Borba, hoje filiado ao PP, foi condenado por abuso de poder político pela Justiça Eleitoral

José Borba, político brasileiroO juiz eleitoral João Gustavo Rodrigues Stolsis, da 70ª Zona Eleitoral, em Jandaia do Sul (PR), condenou nesta terça-feira o ex-deputado federal José Borba por abuso de poder político, o que o deixou inelegível até outubro de 2020. 

Durante o julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF), José Borba foi condenado a dois anos e seis meses de reclusão pelo crime de corrupção passiva, mas sua pena acabou convertida em restrição de direitos. No auge do escândalo político, o então líder do PMDB - hoje ele é filiado ao PP - recebeu 200 000 reais do esquema do valerioduto. Ele chegou a ir pessoalmente a uma agência do Banco Rural em Brasília para sacar a propina, mas se recusou a assinar o comprovante de pagamento, o que motivou que Simone Vasconcelos, braço direito de Marcos Valério, tivesse de viajar de Belo Horizonte a Brasília para entregar em mãos o dinheiro. José Borba renunciou ao cargo em 2005, para escapar da cassação, mas não conseguiu se eleger para a Câmara no ano seguinte.

Julgamento - Ex-prefeito do pequeno município de Jandaia do Sul, Borba foi acusado pelo Ministério Público de reajustar o salário do funcionalismo público às vésperas das eleições de 2012. A estratégia de beneficiar os servidores com a reestruturação do quadro efetivo de trabalhadores e com a criação de tabelas de classe e de benefícios para funções gratificadas foi interpretada pela justiça como uma manobra para garantir votos para o então vice-prefeito e aliado de Borba, Carneiro da Metafa.

Em uma eleição apertada (foram apenas 877 votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado), José Borba conseguiu eleger seu candidato no pleito de outubro. Mas a justiça eleitoral considerou que Carneiro da Metafa foi claramente beneficiado com os reajustes salariais promovidos pelo então prefeito. Em decisão individual tomada nesta terça, o juiz João Gustavo Rodrigues Stolsis também determinou a cassação do diploma do prefeito eleito e de seu vice, Leandro de Souza Silva, e a diplomação e posse do segundo colocado nas eleições, Benedito José Pupio.

“O abuso do poder interfere na tomada de decisão por parte do eleitor, com isso afrontando um dos pilares do estado democrático de direito. O aumento concedido aos servidores talvez fosse realmente justo, mas porque deixar para concedê-lo em momento tão próximo à eleição? A finalidade eleitoral do ato fica evidente”, disse o juiz em sua decisão contrária a Borba. Cabe recurso contra a condenação.
FONTE:http://veja.abril.com.br
 

Veja o que abre e fecha no Dia de Senhor do Bonfim



Veja o que abre e fecha no Dia de Senhor do Bonfim

Nesta quinta-feira, 17 de janeiro, os soteropolitanos comemoram o Dia de Senhor do Bonfim, o padroeiro do estado da Bahia. Com o festejo, o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado.
Veja o que funciona:


| Lazer |
Zoológico: funciona normalmente, das 8h30 às 17h.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): na quinta-feira estará fechado. Volta a abrir na sexta-feira, das 13h às 17h.
Museu de Arte da Bahia (MAB): funciona normalmente das 13h às 19h.
Mercado Modelo: os boxes estarão fechados, mas os bares e restaurantes ficam abertos das 8h às 18h.

| Shoppings |
Shopping Pituba Parque Center: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 19h.
Shopping Paseo: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 21h. O cinema funciona com sessões das 14h20 às 20h30.
Shopping Iguatemi: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 22h. O cinema funciona com sessões das 13h às 22h30.
Shopping Paralela: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 22h. O cinema funciona com sessões das 9h a 0h.
Shopping Center Lapa: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 21h. O cinema funciona com sessões das 9h às 22h.
Shopping Salvador: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 22h.
Shopping Salvador Norte: as lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 9h às 22h.
Shopping Barra: lojas, praça de alimentação e cinema funcionam normalmente das 9h às 22h.
Shopping Piedade: as lojas e a praça de alimentação abrem em horário especial das 9h às 19h.
Shopping Itaigara: as lojas e praça de alimentação abrem das 9h às 21h. O cinema funciona com sessões das 14h às 20h.

| Supermercado |
Extra: todas as lojas funcionam em horário normal. O Extra da Vasco da Gama e da Rótula do Abacaxi funcionam das 7h até 0h e o da Avenida paralela, funciona 24h.
Hiperideal: todas as sete lojas funcionam em horário normal. As unidades da Barra, Graça, a EcoStella e Stella Maris e Itapuã abrem as 7h às 21h30. As demais lojam funcionam até às 22h.
Perini: as lojas funcionam normalmente. A unidade da Vasco da Gama das 6h30h às 22h, Pituba e Barra das 6h às 22h e a Graça das 6h às 22h, sendo que a doceria abre a partir das 7h e o espaço Sushi Perini das 11h. A boutique de carnes funciona das 7h às 20h.
Makro: As lojas funcionam normalmente. A loja do Iguatemi abre das 7h às 22h e a de Pirajá das 7h às 20h30.
Bom Preço e Hiper Bom Preço: todas as lojas funcionam em horário normal.
Sam's Club: a loja funciona normalmente, das 7h às 21h.
Atacadão: funciona normalmente, das 7h às 21h.
GBarsosa: não informado.
Atakadão Atakarejo: não informado.

| Serviço |
SAC: o posto do Comércio não funcionará, excepcionalmente, na quinta-feira (17), devido à lavagem do Senhor do Bonfim. O funcionamento volta ao normal a partir da sexta-feira (18). Mais informações no site do SAC (www.sac.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800 071 5353.
Salvador Card: os postos Iguatemi, Comércio e Lapa funcionam normalmente, das 8h às 20h30.
Correios: as agências Central Salvador, Calçada e Mercado Modelo, localizadas próximas ao circuito da festa, não funcionarão. As demais agências terão funcionamento normal.
Repartições públicas municipais: funcionam em horário normal, de 8h às 18h. Somente o setor administrativo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não funciona na quinta-feira, por conta de funcionar no circuito da festa.
Repartições públicas estaduais: funcionam em horário normal, de 8h às 18h.
Bancos: vão funcionar em horário normal, das 10h às 16h, exceto as agências que ficar nos bairros que passa o cortejo em homenagem ao Dia de Senhor do Bonfim - Comércio, Calçada, Liberdade e nas proximidades da Igreja do Bonfim. Estas vão funcionar das 8h às 11h.
Hemoba: funciona em horário normal, das 7h30 às 18h30.
Comércio: o comércio varejista de rua nos bairros que passa o cortejo - Comércio, Calçada, Liberdade e nas proximidades da Igreja do Bonfim - teve ter o funcionamento suspenso, mas a decisão fica a critério dos donos de lojas. No shopping, as lojas seguem os horários estabelecidos pelo centro comercial.
Simm: não informado.
SineBahia: não informado.
Fonte:http://atarde.uol.com.br

Elevador Lacerda vai operar com 2 cabines durante o Bonfim


Elevador Lacerda vai operar com 2 cabines durante o Bonfim

As pessoas que precisarem fazer o percurso que liga a Praça Thomé de Souza à Praça Cairú, na Cidade Baixa, em Salvador, nesta quinta-feira, 16, durante a Lavagem do Bonfim, poderão contar com duas das quatro cabines do Elevador Lacerda. As cabines 3 e 4 estarão funcionando normalmente para atender a demanda dos usuários e o acesso será gratuito, conforme garantiu a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).
De acordo com o órgão, as cabines 1 e 2 continuam em processo de modernização, que está sendo feita pela equipe técnica da empresa Otis Elevator Company, responsável pela manutenção do equipamento. A perspectiva da empresa, é de que até o dia 30 deste mês as quatro cabines estejam funcionando normalmente.
A Transalvador informou, ainda, que os serviços de micro-ônibus gratuitos para o percurso entre a cidade alta e o comércio será mantido para atender a demanda, sobretudo nos horários de pico.
Fonte:atarde.uol.com.br

Oito ex-prefeitos do Espírito Santo são presos sob acusação de corrupção


Oito ex-prefeitos do Espírito Santo são presos sob acusação de corrupção

Oito ex-prefeitos de municípios capixabas foram presos pela Polícia Civil do Espírito Santo, nesta terça-feira (15), em um desdobramento da operação Derrama --deflagrada em dezembro do ano passado. Entre os detidos, estão Edival Petri (PMDB), de Anchieta, Edson Magalhães (PPS), de Guarapari, e Guerino Zanon (PMDB), de Linhares.
Também constam na lista confirmada pela Polícia Civil Moacyr Carone Assad (PDT), ex-prefeito de Anchieta, Rogério Feitani (PMN), ex-prefeito de Jaguaré, e Ananias Francisco Vieira (PDT), ex-prefeito de Marataízes. As ordens de prisão são temporárias (prazo de cinco dias).
Segundo o Nuroc (Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção), a investigação teve início depois que o Tribunal de Contas e o Ministério Público descobriram indícios de corrupção nas prefeituras de Jaguaré, Linhares, Guarapari, Marataízes, Aracruz, Anchieta e Piúma. No total, 26 mandados de prisão foram expedidos pela Justiça.
Em dezembro de 2012, 11 pessoas foram presas durante a operação Derrama, sendo oito funcionários da gestão municipal de Aracruz. Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos.
A polícia prendeu ainda um auditor da prefeitura de Vitória, um funcionário do Tribunal de Contas e dois empresários da CMS Assessoria e Consultoria Ltda. A empresa, que oferecia serviços de recuperação de tributos municipais, é apontada o elemento central do esquema de corrupção.

O esquema

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, os contratos firmados entre a CMS Assessoria e Consultoria Ltda e os municípios possuíam cláusulas que dava amplos poderes à empresa para a fiscalização tributária e acesso a dados fiscais sigilosos de contribuintes, dentre eles, grandes empresas que atuam nos municípios.
A CMS agia com a participação de auditores fiscais, segundo a secretaria. No município de Aracruz foi constatada a participação de funcionários municipais, como o secretário de finanças, o controlador-geral da controladoria, o procurador-geral e fiscais de renda do município.
O esquema permitiria, segundo o TCM-ES, que 40,97% do valor pago pelos contribuintes aos municípios fossem rateados entre a CMS e fiscais da Prefeitura de Aracruz. Uma empresa vítima do esquema foi autuada em R$ 246.103.995,50.

Operação Derrama

A operação recebeu o nome "Derrama" em alusão ao imposto cobrado no Brasil quando era Colônia de Portugal. O nome foi dado pela suspeita de cobrança abusiva de tributos por parte dos prefeitos dessas cidades.
Fonte:http://noticias.uol.com.br

Obama anuncia plano para endurecer controle de armas


Obama anuncia plano para endurecer  controle de armas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira um programa com 23 pontos para endurecer o controle de armas no país. Entre as principais medidas estão a checagem dos antecedentes criminais de quem quiser comprar uma arma, a proibição de venda de armas de assalto e o aumento da cobertura médica em saúde mental. Junto do vice-presidente Joe Biden, Obama pediu o apoio da população e a a aprovação do plano no Congresso o mais rápido possível. "Isto (o controle de armas) não irá acontecer até que os americanos exijam", disse.
Presidente anunciou nesta quarta-feira um programa de 23 pontos"Se você quiser comprar uma arma, você precisa provar que pode comprar uma arma. Não há razões para que não possamos fazer isso (a checagem antecedentes)", afirmou o presidente, ao anunciar a primeira medida do plano, sendo aplaudido. O líder americano disse que cerca de 900 americanos morreram vítimas de armas de fogo em pouco mais de um mês - desde o massacre em uma escola primária na cidade de Newtown, em 14 de dezembro do ano passado, onde foram assassinadas 26 pessoas, a maioria crianças.

O vice-presidente citou um sobrevivente do massacre de Virginia Tech presente na coletiva de imprensa. "Ele me disse: não estou aqui por causa do que aconteceu comigo, e sim porque o que aconteceu comigo continua ocorrendo", disse Biden, citando o jovem. Obama, por sua vez, citou cartas que recebeu de crianças que pediam mais segurança. Uma delas disse que sabia que ele precisaria do Congresso, mas implorava para que "ele tentasse com todas as forças (fazer passar as medidas)". 
"Nosso primeiro dever como sociedade é manter as crianças a salvo. Quando é para proteger os mais vulneráveis entre nós, precisamos agir imediatamente", disse, justificando a rapidez na elaboração do plano. Pouco antes, Biden, o responsável por liderar a iniciativa, havia dito que ouviu 229 grupos e associações e membros dos partidos Democrata e Republicano em pouco mais de 30 dias. "Eu nunca vi a consciência de um país tão abalada. Por isso o presidente me pediu para pensar no que poderia ser feito. Nós precisamos agir agora".
O plano também prevê a restrição ao acesso aos carregadores de alta capacidade e a eliminação de balas perfuradoras. "(São armas) desenvolvidas para atirar o máximo de balas possíveis no menor tempo possível, para causar o máximo de danos. Armas desenvolvidas para a guerra não tem lugar em uma sala de cinema", disse, lembrando do massacre de Aurora, quando um atirador matou 12 em uma sessão de cinema. Além disso, Obama pedirá aos Estados que compartilhem em nível federal suas bases de dados sobre antecedentes criminais.
Por outro lado, o plano reforçará a segurança nas escolas e colégios, oferecerá fundos para a contratação de cerca de mil conselheiros pedagógicos e psicológicos e a atualização de planos de emergência. Por último, as ordens executivas de Obama incluem aumentar os recursos orçamentários para facilitar o acesso à saúde mental de estudantes e jovens, através da formação de cinco mil profissionais médicos específicos. "Essa é a terra da liberdade, e sempre será. Mas junto com essa liberdade há obrigações. Nós não vivemos em isolamento, somos responsáveis uns pelos outros", disse, sustentando a iniciativa no valor que os americanos mais se orgulham.
Fonte:http://www.jb.com.br

INSCRIÇÃO PROUNI 2013


INSCRIÇÃO PROUNI 2013


á está disponível o período de Inscrição do Prouni 2013. As inscrições terão início no dia 17/01/2013 (quinta-feira) seguindo até o dia 21/01/2013 (segunda-feira). Abaixo você poderá obter informações sobre como participar do Programa Universidade Para Todos. Confira:
INSCRIÇÃO PROUNI 2013O Prouni 2013 seleciona candidatos para ingresso em instituições privadas de ensino superior. Acontecem dois processos de seleção por ano, sendo um em janeiro e outro em junho.
Para poder concorrer às bolsas parciais e integrais oferecidas no Prouni 2013 os estudantes devem ter participado doExame Nacional do Ensino Médio em 2012, aplicado em todo o país no mês de novembro. Porém estudantes que tenham obtido nota média inferior a 450 pontos no exame ou que tenham obtido nota zero na redação estão automaticamente excluídos do Prouni.
Não são todos os estudantes que participaram do Enem 2012 e obtiveram um bom desempenho que poderão concorrer às vagas do Prouni. As bolsas são reservadas a estudantes que se enquadrem em uma série de requisitos. Há, por exemplo, um limite de renda para o Prouni 2013.
O cronograma completo do programa foi divulgado pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante.
Segundo o cronograma, será possível efetuar inscrição do Prouni 2013 entre os dias 17 e 21 de janeiro. As inscrições acontecerão exclusivamente pela Internet, no site oficial do programa, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.
Para fazer a inscrição será necessário informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012. Os estudantes que se esquecerem destes dados poderão acessar o site oficial do Enem para a recuperação dos mesmos. Será possível escolher duas opções de cursos em qualquer parte do país.
Após o término deste período de inscrições do Prouni 2013 serão realizadas duas chamadas, a primeira para o dia 24 de janeiro e a segunda para o dia 08 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados nestas chamadas terão um prazo estabelecido para apresentação de documentaçãoe efetivação de matrícula com as respectivas instituições para as quais se inscreveram.
Após as duas chamadas e os dois prazos para matrícula dos selecionados no Prouni, será aberto um prazo para manifestação de interesse na participação da lista de espera. Poderão participar desta lista os estudantes não selecionados nas duas primeiras chamadas ou selecionados para cursos onde não houve formação de turma. O prazo para a manifestação de interesse será entre os dias 24 e 25 de fevereiro.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Prefeitos Ficha Suja, já começam ser caçados pela Justiça Eleitoral da Bahia O Juiz Tibério Coelho Magalhães, da 22ª Zona Eleitoral de Jequié, Manoel Vitorino e Apuarema, decidiu na última quinta-feira (10/01), pela cassação do diploma Lenilton Pereira Lopes, prefeito de Manoel Vitorino, e do vice-prefeito Genival Alves dos Anjos. O magistrado também decidiu pela inelegibilidade do prefeito e vice, por oito anos. Lenilton Lopes (PDT), que foi reeleito prefeito por uma diferença muito pequena de votos, 22 de frente contra o candidato opositor Heleno Vilar do PTB, responde por acusação de abuso de poder econômico a partir de doação ilegal de combustíveis durante a campanha eleitoral de 2012. Em seu despacho, o representante da justiça eleitoral no município determina a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral com base no art. 22, XIV, da Lei Complementar n° 64/90 condenando os investigados ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, porquanto incabíveis à espécie, conforme art. 373 do Código Eleitoral. Já Heleno Vilar, candidato que obteve a segunda colocação no pleito eleitoral de 7 de outubro passado, poderá assumir ao cargo em Manoel Vitorino. Comentários de leitores de Manoel Vitorino – BA: A justiça de Deus tarda mais não falha, com a graça dele nós nos livraremos deste ditador, um homem incapaz de governar uma cidade, um verdadeiro corrupto!! o povo de Manoel Vitorino está em festa, e não vê a hora deste homem sair da cidade. A Justiça foi Feita!!!!! Já que o povo não aprendeu a votar ainda, pois continuam votando em fixas sujas a justiça interveio e consertou o que o povo fez de errado. parabéns para este notável magistrado que tirou mas um corrupto do quadro politico da região e desejo a todos os conterrâneos de Manoel Vitorino muita sorte e quem venha tome isto como exemplo a politica brasileira estar mudando abra o olho políticos


Prefeitos Ficha Suja, já começam ser caçados pela Justiça Eleitoral da Bahia

O Juiz Tibério Coelho Magalhães, da 22ª Zona Eleitoral  de Jequié, Manoel Vitorino e Apuarema, decidiu na última quinta-feira (10/01), pela cassação do diploma Lenilton Pereira Lopes, prefeito de Manoel Vitorino, e do vice-prefeito Genival Alves dos Anjos.
O magistrado também decidiu pela inelegibilidade do prefeito e vice, por oito anos. Lenilton Lopes (PDT), que foi reeleito prefeito por uma diferença muito pequena de votos, 22 de frente contra o candidato opositor Heleno Vilar do PTB, responde por acusação de abuso de poder econômico a partir de doação ilegal de combustíveis durante a campanha eleitoral de 2012.
Em seu despacho, o representante da justiça eleitoral no município determina a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral com base no art. 22, XIV, da Lei Complementar n° 64/90 condenando  os investigados ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, porquanto incabíveis à espécie, conforme art. 373 do Código Eleitoral.
Já Heleno Vilar, candidato que obteve a segunda colocação no pleito eleitoral de 7 de outubro passado, poderá assumir ao cargo em Manoel Vitorino.
Comentários de leitores de Manoel Vitorino – BA:
A justiça de Deus tarda mais não falha, com a graça dele nós nos livraremos deste ditador, um homem incapaz de governar uma cidade, um verdadeiro corrupto!! o povo de Manoel Vitorino está em festa, e não vê a hora deste homem sair da cidade.
A Justiça foi Feita!!!!!
Já que o povo não aprendeu a votar ainda, pois continuam votando em fixas sujas a justiça interveio e consertou o que o povo fez de errado. parabéns para este notável magistrado que tirou mas um corrupto do quadro politico da região e desejo a todos os conterrâneos de Manoel Vitorino muita sorte e quem venha tome isto como exemplo a politica brasileira estar mudando abra o olho políticos corruptos…..
 FONTE: ISTO É NOTICIAS