terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Filho de Eduardo Coutinho confessa assassinato do pai, diz polícia

Ele disse que tentou se matar e que esfaqueou pais para que não ficassem "desamparados"
Daniel Coutinho confessou à polícia ter matado o pai, o cineasta Eduardo Coutinho, no último domingo (2). De acordo com o delegado Rivaldo Barbosa, titular da DH (Divisão de Homicídios), Daniel disse que tentou se suicidar e esfaqueou os pais para eles não ficarem desamparados.  
— O depoimento foi esclarecedor. Ele disse que tentava o suicídio e, para não deixar os pais desamparados, ele perfura a mãe, ela se abriga. Posteriormente, ele vai até o pai e, sem oferecer resistência, recebe os golpes e morre. Depois, ele dá duas facadas no próprio abdome e vai pedir ajuda aos vizinhos.
Segundo Barbosa, Daniel teria dito que estava com medo de viver. O delegado ressaltou também que não há relação direta entre a doença mental e a prática do crime e que, para a equipe, não há mais dúvidas sobre o caso.
O cineasta foi enterrado na segunda no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da capital. Familiares e amigos, entre cineastas e atores, deram o último adeus ao documentarista. Durante a cerimônia, o cineasta foi aplaudido por cerca de cinco minutos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Daniel segue internado na unidade intermediária do hospital Miguel Couto, na zona sul, em estado estável. A polícia aguarda a liberação médica de Maria das Dores Coutinho, viúva do cineasta que também foi esfaqueada pelo filho, para que possa ser ouvida. Ela foi transferida para uma unidade particular na tarde de segunda.
A Justiça do Rio converteu em preventiva a prisão de Daniel. Ele foi preso em flagrante e, como deu duas facadas na própria barriga, está internado sob custódia.
Com o pedido de prisão preventiva do Tribunal de Justiça, Daniel ficará preso, ao menos, até o julgamento. De acordo com o delegado-titular Rivaldo Barbosa, as provas apresentadas inicialmente não deixaram dúvidas sobre a autoria do crime.
— O TJ, avaliando as provas levadas, entendeu que ali existia indício suficiente de autoria e prova da existência do crime. Ou seja, agora, ele está preso preventivamente e vamos iniciar o processo de formalização das demais provas que vamos colher.
Rivaldo disse ainda que não afirmou que Daniel sofra com problemas mentais ou use drogas.
— Em nenhum momento falei que ele fosse esquizofrênico ou usuário de drogas. O que disse foi que, por ele ter falado palavras desconexas, apresentava fortes indícios de surto psicótico. Mas ele será submetido a exames para confirmar, ou não, qualquer patologia.
Após atacar o pai e tentar matar a mãe, Daniel Coutinho, que teria problemas mentais, chamou um vizinho e teria contado o motivo do crime.
— Eu libertei meu pai. Tentei me libertar, me furei duas vezes e não acontece nada.
Eduardo Coutinho era considerado um dos maiores documentaristas do Brasil. Entre seus trabalhos de maior destaque estãoCabra Marcado para Morrer, Edifício Master, Jogo de Cena e Babilônia 2000.
Em 2007, o cineasta ganhou um Kikito de Cristal, principal premiação do cinema brasileiro, pelo conjunto da obra. Seu último documentário, As Canções, foi lançado em 2011 e foi o 12º longa-metragem dirigido por ele.
Fonte:http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário